Pular para o conteúdo

O que é imagem pessoal?

O conceito de imagem pessoal pode ser um tanto complicado de entender, mas quando se entende é libertador e transformador. Veja a seguir detalhes sobre este conceito e como lidar com os seus ruídos de imagem.

“A imagem pessoal é a sua identidade visual, que precisa refletir o seu senso de identidade, provocando um encontro no espelho entre as imagens exterior e interior.”

Como bem afirma Philip Hallawell, precursor do método de Visagismo com foco no estudo da linguagem visual, o conceito de imagem pessoal tem muito a ver com o nosso senso de identidade.

Esse conceito pode parecer um pouco complexo. Mas, não se preocupe! Não há nada que você não consiga aprender, acredite.

Imagem pessoal é a perspectiva que temos de nós mesmos e, também, que as outras pessoas têm sobre nós, com relação ao modo como agimos, nos vestimos, nos expressamos, nos maquiamos, etc.⠀

A forma como você se veste, como se maquia, como fala, seus gestos, seus comportamentos e hábitos, suas crenças, o modo como caminha, absolutamente tudo fala sobre você. Entender o que você transmite e como você quer que o mundo te enxergue é essencial. ⠀

Uma imagem pessoal que não espelha aquilo que você quer transmitir é uma imagem carregada de “ruídos”.

O que são esses ruídos, afinal?

Segundo Cris Alves, uma forte referência na área da consultoria de imagem e criadora do método Persoona, ruído de imagem é algo que nos pertence. É um atributo genuíno e verdadeiro da nossa pessoa. O ruído acontece quando determinada característica acaba ficando em primeiro plano, ofuscando as demais características que queremos que estejam mais presentes.

Vou te dar um exemplo. Imagine que Joana queira transmitir uma imagem de força e poder já presentes no seu rosto em formato quadrangular, mas os seus olhos possuem o formato mais arredondado e caído, demonstrando uma certa fragilidade e delicadeza. Quando as pessoas do convívio de Joana olham para ela, tendem a achar que ela é uma pessoa meiga e sensível, o que de fato ela é. Contudo, ela também tem uma força impressa no seu rosto, que acaba  passando despercebida por conta do forte impacto presente nos seus olhos, que são as feições mais marcantes do nosso rosto. 

O que Joana poderia fazer, então? Já que o que ela quer ressaltar é a sua força, ela pode dar uma atenção especial aos seus olhos e se utilizar de técnicas de maquiagem para suavizar o aspecto caído.

Ela não vai deixar de ter os olhos caídos e nem de expressar uma certa delicadeza, mas vai equilibrar os seus traços com o que estiver ao seu alcance para trazer esse equilíbrio, de acordo com o que ela quer expressar ao mundo.

Então, é muito importante entendermos, antes de mais nada, o que estamos transmitindo com a nossa imagem para que consigamos detectar aquilo que queremos ressaltar e aquilo que queremos suavizar.

Como já falei antes, não existe “receita de bolo”, cada pessoa é única e necessita de uma análise personalizada.

Vou te dar agora um exemplo prático dos meus atendimentos de consultoria de imagem. Minhas clientes são todas diferentes, têm desejos de imagem diferentes, possuem traços faciais diferentes… Deveria eu criar algum tipo de padrão para atender todas elas? Existe certo e errado? A resposta é não! Não existe padrão e nem certo e errado. O que existe é a pessoa, o que ela transmite e o seu desejo de imagem.

Uma imagem pessoal bonita é aquela que reflete o interior da pessoa, é aquela que, ao se olhar no espelho, a pessoa se sente inteiramente ela e se regozija com o que vê.

Caso queira saber um pouco mais sobre esse universo da imagem pessoal e detalhes dos meus serviços, acesse o meu Instagram @abrisaferreira.

Agora, quero saber de você: quais das suas qualidades interiores que você mais quer ressaltar com a sua imagem?

Por hoje é isso, nos vemos em breve.

Até mais!

Um abraço, Brisa.

Comentários

Brisa Ferreira é consultora de imagem especialista em análise facial e acredita que a resposta de tudo está no autoconhecimento.

ENVIAR MENSAGEM
Vamos conversar? Estou on-line.
Olá! 👋🏻
Vamos conversar?